Linhas de Pesquisas
Formação, constituição da docência e profissionalização do professor que ensina matemática. Discussões, reflexões e estudos acerca do desenvolvimento profissional dos professores que ensinam Matemática, compreendendo a formação e a aprendizagem da docência como processos contínuos, dos quais decorrem a iniciação e constituição profissional, a profissionalidade e identidade docente; análise da história da formação de professores que ensinam Matemática; as modalidades, programas, políticas e práticas de formação docente; as condições de trabalho e carreira; análise da formação matemática dos professores e o conhecimento profissional docente, considerando os enfoques epistemológico, didático e metodológico, envolvidos na construção dos saberes; análise dos currículos de Matemática, fundamentando-se nos aspectos sócio-histórico, filosófico e político que reverberam nos processos formativos; análise de materiais curriculares e suas implicações para as práticas pedagógicas em matemática, observando as dimensões cultural, conceitual e política envolvidas.
Princípios e fundamentos teórico-metodológicos da organização do trabalho pedagógico. Gênese histórica do campo da didática e a relação com a educação matemática. Organização e contextualização do trabalho pedagógico nos processos de ensino e aprendizagem de matemática: projeto político-pedagógico, currículo, planejamento, avaliação, usos do tempo/espaço/corpos na escola. O ensino da matemática no contexto das diretrizes curriculares nacionais.
Eixos de Interesse 1 - Formação de Professores que Ensinam Matemática
Estudos e investigação sobre aprendizagem, desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática e conhecimentos especializados para a prática docente em matemática na educação básica e no ensino superior. Práticas e metodologias da docência no ensino superior. Investigação sobre o processo de conceitualização e desenvolvimento de procedimentos e esquemas mentais como espaço de formação inicial e continuada do professor que ensina matemática.
Investigação sobre questões relativas ao conhecimento especializado em matemática na educação básica e no ensino superior considerando tendências e metodologias contemporâneas da Educação Matemática, teorias da aprendizagem e do desenvolvimento humano, fatores cognitivos e afetivos em contextos apoiados ou não por tecnologias digitais. Uso de tecnologias digitais e assistivas, como recurso para o ensino e a aprendizagem da matemática. Pesquisas e elaboração de atividades que levem os alunos dos anos iniciais à construção da matemática.
Eixos de Interesse 2 - Organização do Trabalho Pedagógico em Matemática
Estudos e investigação sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem matemática na educação básica e no ensino superior, tendo como perspectivas de pesquisa: aprendizagem matemática em ambientes formais e informais; aprendizagem matemática em contextos diversificados (educação indígena, educação em prisões, educação do campo, socioeducação); dificuldades na aprendizagem matemática; subjetividade e aprendizagem matemática; afetividade, crenças, atitudes e emoções na aprendizagem matemática; criatividade e processos de aprendizagem; jogos matemáticos e a práxis pedagógica; atividades e sequências didáticas investigativas no ensino de matemática; recursos didáticos para o ensino de geometria, grandezas e medidas, álgebra, aritmética…; o diálogo na sala de aula como lócus de socialização de esquemas mentais na atividade matemática; resolução de problemas, elaboração de recursos didáticos e jogos matemáticos para o ensino de matemática; análise praxeológica no ensino da matemática; uso da Tecnologia Assistiva para o Ensino de Matemática na perspectiva da Educação inclusiva; abordagens e estratégias para o ensino e aprendizagem de matemática na perspectiva da educação inclusiva.
Currículo e sua interface com as diretrizes curriculares nacionais e com o projeto pedagógico escolar. Currículos e Programas de matemática no Brasil. Currículo e livro didático no campo da matemática. A relação entre currículo e a avaliação. Estudos e investigação sobre fundamentos e pressupostos teórico-metodológicos da avaliação em suas diversas dimensões e níveis: avaliação da aprendizagem, avaliação institucional, avaliação de programas, avaliação de currículos e avaliação de sistemas. Estudos sobre a adequabilidade dos instrumentos de avaliação: fundamentos teóricos, construção e validação. Análises das políticas públicas adotadas e tomadas de decisão a partir de resultados obtidos. Relações entre o processo avaliativo e o desenvolvimento da criatividade matemática. Investigação sobre problemas relacionados à reprovação dos estudantes, evasão e retenção escolar.